Tudo o que você precisa saber sobre oncologia

A oncologia é uma especialidade médica que realiza a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de uma das doenças mais complexas do mundo: o câncer. Pesquisas revelam que já foram diagnosticados mais de 200 variações dessa patologia em todo o mundo.

Apesar do câncer ser uma doença bastante complexa, ele apresenta uma elevada possibilidade de cura, quando é diagnosticado de maneira precoce.  Os tratamentos variam de acordo com o quadro de saúde de cada paciente e o tipo de câncer identificado.

Por isso é importante obter informações sobre como atua essa área médica, quais são seus objetivos e profissionais envolvidos.

Oncologia: o que é?

A oncologia é uma especialidade médica que tem como foco o estudo e tratamento do câncer. O surgimento dessa patologia está associado com o crescimento acelerado e descontrolado das células no corpo, causando o aparecimento de tumores e o comprometimento de órgãos vitais.

Já foram identificados mais de 200 tipos de câncer em regiões e com causas distintas. Apesar de ser uma doença agressiva, as probabilidades de cura são elevadas, principalmente quando diagnosticada ainda na fase inicial da doença.

Durante o tratamento oncológico, são usadas técnicas específicas para eliminar as células cancerígenas e evitar o desenvolvimento da doença. Para isso é necessário usar medicamentos e técnicas específicas, assim como a presença de uma equipe multidisciplinar.

 

O que faz o oncologista?

O oncologista é o médico clínico responsável, por orientar e conduzir todo o tratamento do câncer, desde o processo de diagnóstico da doença até a reabilitação do paciente. Sendo possível encontrar especialistas nos variados tipos de câncer já identificados.

Atua na prescrição da realização de medidas paliativas, com a finalidade de estender o tempo e qualidade de vida do paciente.

Esse médico também coordena a equipe multidisciplinar envolvida no tratamento do câncer, sempre discutindo sobre as melhores técnicas que devem ser usadas de acordo com o quadro de saúde dos usuários. Sendo um dos mais importantes em todo o processo de luta contra o câncer.

 

Equipe multidisciplinar do tratamento oncológico

Como citado anteriormente, o tratamento do câncer é um processo bastante complexo, que requer a presença não apenas do oncologista, mas de uma equipe de profissionais de saúde das mais variadas áreas.

Isso permite um acompanhamento melhor do quadro do paciente e a realização de um tratamento e reabilitação mais rápidos e eficientes. Confira abaixo, quais são os profissionais que integram a equipe do tratamento oncológico:

  • Radiologistas
  • Enfermeiros
  • Pediatras
  • Cirurgiões
  • Fisioterapeutas
  • Nutricionistas
  • Psiquiatras

Principais objetivos da oncologia

A oncologia tem como principal finalidade melhorar o quadro de saúde do paciente com câncer. Para tanto, são prescritos tratamentos específicos e eficazes para aumentar as chances de cura ou até mesmo evitar o avanço da doença no organismo.

Para alcançar esse objetivo, podem ser realizados os seguintes procedimentos médicos:

Curativos

São adotadas técnicas avançadas e prescritos medicamentos modernos, capazes de promover a cura da doença. Todos eles são indicados de acordo com as necessidades e quadro médico de saúde de cada paciente.

 

Remissivos

Nos casos em que a cura integral não é possível de ser alcançada, o oncologista indica tratamentos que promovam uma remissão da doença. A tal ponto que o paciente não consiga sentir os efeitos do câncer e consiga levar uma vida comum, sem a necessidade de internações ou presença de dores.

Paliativos

Os cuidados paliativos são aplicados naqueles pacientes cuja remissão da doença é uma possibilidade remota. Nessas situações, o médico oncologista indica medicamentos e tratamentos para controlar o avanço do câncer no organismo.

Geralmente, são realizados quando a doença oferece risco de morte para o paciente, sendo uma alternativa para amenizar o sofrimento físico e psicológico.

Ao longo do post você pode obter mais informações sobre a oncologia, que é uma especialidade médica que atua no diagnóstico, tratamento e reabilitação dos mais variados tipos de câncer que existem.

Apesar de ser uma doença de alta complexidade, as chances de cura do câncer são elevadas. Para tanto, é crucial que o paciente identifique e inicie o tratamento de maneira imediata, assim como busque médicos com experiência nessa especialidade.

Também é importante destacar a importância de prevenir o surgimento dessa doença, por meio de hábitos mais saudáveis, assim como na realização de frequências consultas médicas.

Consulte hospitais e clínicas com especialidade de Oncologia em nosso Guia.