Entenda a Diferença Entre Fee For Service e Fee For Value

Os serviços da área da saúde estão se tornando cada vez mais complexos e exige-se que eles sejam bem elaborados visto que as principais responsabilidades estão atreladas a vida do ser humano. Dessa forma, as consequências de um sistema ineficiente são extremamente prejudiciais ao paciente. Você sabe qual a diferença entre o fee for service e o fee for value? Te explicamos, se liga só.

Custos e cuidados de saúde

A medicina é mais do que uma profissão: Pode ser considerada uma vocação. O médico participa diretamente de várias outras instituições como os hospitais e os convênios de saúde. Para que tudo ocorra bem em determinadas situações como uma internação, ou até mesmo em casos de cirurgia. Estão envolvidos vários médicos, enfermeiros e equipamentos de alta tecnologia na medicina. Por esse motivo o custo não é tão baixo quanto se imagina. Então existem taxas que são calculadas para cobrir essas despesas gerais.

O que acontece é que os valores acabam variando muito de um profissional para o outro. Vale ressaltar que a ética deve sempre prevalecer em qualquer situação, sendo proibida qualquer cobrança de preços exorbitantes e abusivos.

A área da saúde é um pouco diferente da maioria das empresas. Existem partes móveis e distribuidores que se inter-relacionam entre si: É o caso de profissionais como farmacêuticos, terapeutas, técnicos de raio-x, entre outros. Diversas vezes surgem inúmeros conflitos neste meio e o sistema acaba ficando cada vez mais fragmentado.

Fee for service

Também conhecido como reembolso por taxa de serviço, os profissionais são reembolsados por empresas terceirizadas como seguradoras e agências governamentais por procedimentos específicos. Dessa maneira o pagamento é definido por terceiros. O orçamento de qualquer custo e qualquer despesa que tem base em pagamentos de terceiros pode causar dores de cabeça. Isso acontece porque essa atuação incentiva uma remuneração mais frequente, entretanto menos lucrativa.

Esse sistema tem sido um dos mais frequentemente adotados pelos profissionais da saúde. Em contrapartida, por incrível que pareça, faltam pacientes. Os principais resultados: saúde, recuperação e sobrevivência não podem depender da lucratividade ou das negociações financeiras. Infelizmente o atraso no pagamento e serviços sobrecarregados acabam interferindo diretamente no atendimento e na satisfação dos pacientes.

A maioria deles acredita que a taxa por serviço descontrolou os custos, afetando significativamente a qualidade dos cuidados médicos. Cortar despesas não vai resolver os problemas. A maioria dos especialistas afirma que muitas das vezes o valor é um pouco abaixo do preço justo do mercado.

Fee for value

O fee for value também é conhecido como reembolso por taxa de valor. Ele engloba um tratamento que vai desde o diagnóstico da doença e calcula todos os custos que o mesmo terá. Esse sistema é responsável por uma abordagem de equipe motivada pelo melhor atendimento pelo preço mais acessível. Neste sentido, os profissionais são muito incentivados a oferecer os melhores cuidados para que os resultados sejam bem-sucedidos.

Atualmente há quatro modelos de cuidados baseados em valores

– Organizações responsáveis pelo atendimento: São empresas de prestadores de serviços que fornecem uma assistência com menor custo

– Centros Médicos centrados no paciente: Um médico fica responsável por coordenar equipes de atendimento ao paciente e com o objetivo principal de promover eficácia e qualidade na situação atendida.

– Pague pelo desempenho: Se consiste em um programa em que terceiros pagam médicos por serviços e procedimentos

Tais sistemas são orientados a partir de custos reais na área da saúde, ou seja, não engloba apenas a parte administrativa. O valor é analisado a partir das condições do paciente durante todo o período de tratamento. Calcula também um possível tempo adicional. O principal objetivo é fazer com que o mesmo economize para realizar a esses processos médicos.

Dessa maneira, a diferença mais acentuada entre fee for value e fee for service é o reembolso. No primeiro, os profissionais recebem pelos serviços prestados, independente do quadro clínico do paciente. Já o segundo corresponde ao valor pago pelos resultados que os mesmos apresentam ao longo dos dias de assistência.

E aí? Compreendeu bem como funciona os métodos de pagamento para os especialistas? Fique ligado em nosso site e saiba tudo sobre as tendências na área da saúde.