Conheça os Melhores Ambulatórios de Dermatologia do País

Se engana quem pensa que a dermatologia é uma especialidade médica que cuida somente da estética da pele, a especialidade é responsável por cuidar e tratar de diversas doenças da pele, além de realizar cirurgias.

O Brasil possui vários ambulatórios certificados pela Associação Brasileira de Dermatologia, confira alguns deles.

Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP ( São Paulo, SP)

O departamento de dermatologia da UNIFESP associado a Escola Paulista de Medicina possui reconhecimento pela Associação Brasileira de Dermatologia (SBD) como oficialmente apta a prestar serviços dermatológicos para a população em geral.

O departamento possui consultas clínicas, exames, e tratamento de várias doenças, incluindo o câncer de pele. O atendimento para a população é totalmente gratuito, e o agendamento deve ser feita pela Unidade Básica de Saúde do seu município.

O ambulatório funciona de segunda a sexta feira, das 9 até as 15 horas. E está localizado no bairro da Vila Clementino.

Departamento de Dermatologia do Hospital Das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP (São Paulo, SP)

Aqui está outro departamento que é referência em todo o país quando o assunto é dermatologia, além de possuir uma das residências médicas mais estruturadas na área o ambulatório da USP é reconhecido pela SBD.

Além das consultas de rotina, a maior atuação do departamento são doenças como lepra, impetigo, demartomicoses, herpes simples, psoríase, eczema, dermatite seborreica, urticária, acne, alopécia, paroníquia e vitiligo. Já deu pra entender porque o ambulatório é referência, né?

O ambulatório também se destaca por possuir uma equipe multi profissional para tratar de seus pacientes, além de contar com laboratórios especializados para os exames de pele.

Os atendimentos são feitos de forma gratuita através do SUS.

O ambulatório fica localizado no bairro de Cerqueira Cesar em São Paulo.

Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – HUCFF (Rio de Janeiro, RJ)

O ambulatório de dermatologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) encontra –se dentro do hospital universitário Clementino Fraga Filho. Também é reconhecido pela SBD no ensino, pesquisa e atendimento ao público através do SUS.

O departamento atende em: dermatologia geral, cirurgia dermatológica, cosmética dermatológica (para casos de necessidades), imunodepressão, dermatologia genital, dermatologia oral, dermatologia pediátrica, dermatoscopia, fotodermatologia e hanseníase.

Para as consultas também é necessário que o paciente passe pela UBS, e a mesma realize a marcação. Que ocorrem toda quarta feira (exceto a última do mês).

O ambulatório conta com residentes, além dos mestrandos, doutorandos e especializandos. São realizadas também cirurgias para os casos que precisem.

O ambulatório se localiza na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro.

Departamento de dermatologia da Santa Casa de Curitiba (Curitiba, PR)

O departamento de dermatologia da Santa Casa de Curitiba iniciou suas atividades em 1959, sendo então um dos pioneiros na área. Com o passar dos anos, pelo seu excelente serviço o departamento ganhou o reconhecimento da SBD, tanto pelos serviços prestados, quanto pela sua formação aos residentes e aos especializandos.

Além do serviço ambulatorial o departamento conta com cirurgias dermatológicas e dermatopediatra. Além do serviço de oncologia para os casos de câncer de pele.

O hospital é filantrópico e atende alguns convênios de saúde ou realiza consultas particulares, mas também possui convênios com alguns hospitais do SUS, como o Hospital Pequeno Príncipe e o Hospital Erasto Gaetner.

O ambulatório funciona de segunda a sexta feira das 8:00 até as 16 horas, e está localizado no Centro da cidade.

Centro de Dermatologia Dona Libânia – CDERM (Fortaleza, CE)

O centro de dermatologia Dona Libânia e uma unidade da Secretária do Estado, sendo referência no Ceará para o tratamento de doenças dermatológicas e referência no país todo para o tratamento de hanseníase.

Além dos consultórios o serviço conta com laboratórios dos mais variados tipos para a realização de todos os exames necessários, e sala para curativo e pequenas cirurgias.

O atendimento é realizado através do SUS, de segunda a sexta feira, das 7:30 até as 16 horas, o ambulatório é localizado no centro de Fortaleza.

Deu pra perceber que a especialidade trata muito mais do que é estética e é muito importante ter boas referências em nosso país, e como pudemos observar a grande maioria dos ambulatórios de referência na área oferecem tratamentos pelo SUS, facilitando ainda mais para que seja acessível a população.

Referências Bibliográficas:
http://www.sbd.org.br/
http://www2.unifesp.br/dderma/
http://www.dermatousp.com.br/
http://www.hucff.ufrj.br/dermatologia
http://santacasacuritiba.com.br/especialidades-e-equipe-medica/dermatologia/
http://www.cderm.ce.gov.br/